Dezembro Verde – Conscientização da Guarda Responsável de Animais.

Ativistas da causa animal criaram o Dezembro Verde para conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais no Brasil.
De acordo com as pesquisas já realizadas pela Federação Brasileira de Proteção Animal, nos meses de dezembro a fevereiro o número de animais abandonados cresce muito mais no Brasil devido ao período de férias.

Diante de números assustadores, as organizações não-governamentais e os protetores da causa criaram essa campanha, com o objetivo de diminuir esse percentual, que já chegou em algumas cidades em 70%.

O objetivo é levar para as pessoas a ideia de zelar e buscar por outros caminhos, ao invés do abandono do animal, como geralmente acontece.

Mas o que significa Dezembro Verde?  
A cor escolhida, é também para relembrar o lado ambiental dos animais e o mês de dezembro foi escolhido porque justamente no dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Animais.
A ideia do Dezembro Verde teve início pelo protetor de animais Alex Paiva, que em conversa com a ativista Drika Morais, viu a necessidade de falar sobre o abandono dos animais diante das pesquisas e números já mencionados.
Além do objetivo principal, que é a luta contra o abandono, outros assuntos também são abordados. Por isso, os ativistas trabalham temas como a conscientização das leis e do crime que ocorre no abandono.

Você sabia que o abandono de animais no Brasil é crime?
Existe em nosso país, uma população canina de mais de 55 milhões e felina que passa dos 22 milhões, segundo o IBGE. Sendo assim, esses animais ou grande maioria deles não possuem um lar definitivo, os quais são chamados de animais em situação de rua. Muitos deles já nascem sem dono, porém alguns são abandonados por pessoas que os compraram ou adotaram. “O abandono é uma forma de maus-tratos, considerado crime e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98.
Além da Lei 9.605/98, outras normas protegem os animais, como a própria Constituição Federal e o Decreto 24.645/34.


Mas não só o abandono é considerado crime. Na legislação brasileira, outras práticas são consideradas como maus tratos e podem ser cabíveis de pena: praticar abuso ou crueldade em qualquer animal, manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz.


Muitas pessoas tem dúvidas de como denunciar, porém essas denúncias devem ser feitas à polícia militar ou promotoria de justiça, de preferência com provas como fotos, áudios e vídeos.
Se presenciar o abandono do animal por um veículo, deve anotar a placa do carro, assim facilita na identificação de quem o abandonou, até para que a pessoa responda sobre o crime de abandono.
Além de denunciar, você pode ajudar o animal, levando para um lar temporário ou até mesmo adotá-lo.

Young and happy family adopting a dog in dog’s shelter

Agora que você já sabe a razão do Dezembro Verde, compartilhe essa matéria com seus amigos e ajude nessa campanha.
Jamais abandone seu pet, ele também faz parte da sua família!

Deixe uma resposta