Saiba como escolher a cortina ideal

A escolha do tipo de cortina para cada cômodo da casa pode ser um desafio para muitas pessoas. Mas mantenha a calma, pois as dicas que separamos a seguir deixarão o processo ainda mais fácil! 
Antes de falarmos sobre as dicas e o passo a passo, indicamos à você que diferencie qual tipo e estilo de tecido irá utilizar para cada ambiente da sua casa.

Meça sua janela


Para ter uma ideia de tamanho de varão ou trilho para cortina, medir a janela é a melhor opção. Não esqueça desta etapa importantíssima! 
Meça altura e largura, sempre considerando uma folga de 20cm para cada lado aproximadamente e mantenha uma distância de 10cm do batente superior da janela. Essa folga será importante na hora da compra dos tecidos escolhidos.

Defina o objetivo da cortina no espaço escolhido

Antes de começar a escolher os modelos de cortinas, você deve definir qual será o seu papel no visual do ambiente. A cortina será para garantir privacidade, controlar luminosidade ou somente decorar o ambiente? Assim, você poderá definir seu tamanho, estilo e tecido.
Por exemplo: cortinas que vão do chão ao teto causam uma impressão de aconchego, então já sabemos que esse tipo de cortina não cairia bem na cozinha. 


Se o seu objetivo é evitar a entrada de luz no quarto, a escolha mais aconselhada são persianas ou tecidos blackout. 

Na cozinha, se o objetivo é trazer mais iluminação e uma sensação mais leve para o ambiente, invista em tecidos mais leves, como voil ou shantung. Você ainda pode optar por persianas mais finas para esse ambiente.
Se você tem preferência por um ambiente mais colorido, escolha a sarja, pois são mais encorpadas e com várias opções de tecidos e cores.
Para deixar o ambiente mais luxuoso, as opções de seda ou linho são ideais.
As cortinas adicionam estilo, cor e aconchego a sua casa. Perceber o propósito e os tipos de cortinas nos ambientes irão auxiliar na decisão correta.

Varões ou trilhos?

Entre essas duas opções a sua escolha dependerá muito do ambiente em que a cortina será exposta. Isso porque cada cômodo possui sua limitação, como também sua iluminação, harmonização e estilo.
Optando pelo varão, é necessário pensar que o acessório está sempre a vista, ou seja, requer ainda mais combinação. Escolha cores mais neutras com acabamentos de materiais diferentes, somando na sua decoração. 
Caso a escolha seja por trilhos, o ideal é que a parte de cima possua algum tipo de acabamento de madeira ou gesso onde possa ser embutido. 

Dica: saiba como calcular a medida certa da cortina

Para fazer a escolha certa da sua cortina, é fundamental saber a medida exata da sua janela e assim, determinar a quantidade certa de tecido para cada modelo de cortina. 

Para quem opta por modelos prontos, o cálculo é bem simples: some 40 cm à medida da largura da janela e multiplique o total por 2 caso o tecido seja encorpado (linho, algodão, shantung) ou por 3, se for leve (voil, seda).


Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog!

Deixe uma resposta