Vantagens e cuidados que devemos ter ao comprar um apartamento na planta

Vantagens ao adquirir um apartamento na planta

Infraestrutura nova e moderna

Por serem imóveis novos, as estruturas dispõem de mais tecnologia. Alguns empreendimentos contam até com paredes que podem ser removíveis, facilitando muito na hora de uma reforma ou pequenos reparos. Itens como aquecimento de água, geração de energia solar, reaproveitamento de água, captação de água da chuva, entre outros, estão inclusos desde a concepção do projeto. Ao serem projetados, os espaços são pensados para atender às necessidades de acordo com o estilo de vida contemporâneo, trazendo praticidade e conforto para o dia a dia.

Personalização

Comprando um imóvel na planta, você terá de esperar a sua conclusão, o que significa que irá dispor de mais tempo para pensar na sua decoração, ajustando com a construtora possíveis adequações na planta e acabamentos, evitando futuros gastos com reformas.

Área de lazer

A importância da área de lazer nos condomínios - Fraiha

Os novos condomínios geralmente oferecem muitas opções de lazer, tais como: academia, sauna, bicicletário, brinquedoteca, piscinas, sala de jogos, churrasqueira, salão de festas, espaço gourmet, pub e quadras esportivas.

Valorização

Durante o seu período de construção, os imóveis tendem a valorizar, ainda mais se estiverem localizados em um local de potencial crescimento. 

Parcelamento
Algumas construtoras oferecem o parcelamento total do imóvel direto em até 5 anos. Quando o imóvel for financiado, para facilitar a compra, algumas também parcelam o valor da entrada até que o imóvel fique pronto e possa ser financiado. Em caso de financiamento consulte as regras sobre o uso do FGTS e avise a construtora da sua intenção de utilizá-lo como entrada.

Cuidados ao comprar um apartamento na planta

Analise as suas necessidades

Um dos primeiros passos para não errar na hora da compra do seu imóvel é estudar a sua necessidade e da sua família, como por exemplo, quais os hábitos, idade e quantas pessoas irão morar no imóvel. Se o imóvel for destinado à locação, você precisa pensar em que tipo de pessoa geralmente procura por um imóvel no bairro em que você está pensando em adquiri-lo, e assim, estudar a melhor opção para realizar seu investimento.

Compare as opções disponíveis no mercado
Nesse momento, é ideal que você procure uma imobiliária de confiança, com corretores credenciados, para auxiliá-lo a encontrar o imóvel que atenda às suas necessidades. Estes profissionais irão lhe auxiliar a fazer uma procura mais ampla no mercado, estudando os construtores, localização e até mesmo valorização do seu futuro imóvel.

Analise o prazo de entrega

A entrega da obra costuma ter o prazo contratual para a parte civil e mais 180 dias após o prazo inicial, para a documentação de escritura ou financiamento. Por isso, você deve prestar muita atenção no contrato, onde é necessário constar o dia de entrega e em caso de atraso, a data limite para entrega. Neste documento, também devem constar informações como multas e penalidades em casos de desistência do cliente ou até mesmo da própria construtora responsável pela obra. 

Tenha cópia de todos os documentos

Importante ao comprar na planta é saber se a obra está incorporada (Lei nº 4.591/64, que dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias). Vá até a prefeitura para saber sobre a obra e peça no registro de imóveis cópia da matrícula com a incorporação.  Com esses documentos você terá informações da área do imóvel e o documento onde comprova que o terreno realmente pertence a construtora e que está apto para comercialização. Estes documentos podem ser decisivos na hora de comprovar o tipo de imóvel adquirido da construtora. Guarde esses documentos junto com o contrato de compra e venda e tenha eles sempre em mãos caso necessário. Solicite por escrito os prazos de garantias legais e os oferecidos pela construtora.

Acompanhe a obra durante a execução

Acompanhe a obra para verificar se tudo está indo bem. Faça visitas mensais e observe como o trabalho está sendo executado. Caso tenha alguma dúvida, questione a construtora. Fique atento aos prazos, se estão sendo cumpridos e se os materiais estão de acordo com o que consta no memorial descritivo da obra.

Faça vistoria ao receber as chaves
É hora de checar se tudo o que foi contratado, realmente está lá. Portanto, antes de entrar no imóvel, faça uma vistoria, veja se o revestimento, a estrutura, o tamanho dos quartos, a pintura, janelas e as portas estão de acordo, e caso não estejam, contate imediatamente a construtora. Isso cabe tanto ao seu imóvel como para toda a área externa dele, afinal, você também pagou por isso.

Então o que achou dessas dicas? Que tal entrar em contato com a nossa equipe e conhecer os imóveis disponíveis na planta?

Deixe uma resposta