Dicas de planejamento financeiro para comprar uma casa

Para realizar a compra de um imóvel, é necessário que seja investida uma certa quantia que, por vezes, pode ser alta para algumas pessoas. Por isto, é necessário que seja realizado um planejamento financeiro, para assim, saber investir no imóvel certo para o que lhe convém. Existem algumas valiosas dicas de como planejar melhor o aproveitamento de suas economias e, hoje, iremos lhe mostrar algumas delas. Confira abaixo:

Analise as suas despesas e receitas


O primeiro item essencial para iniciar seu planejamento financeiro é analisar o seu resultado mensal, saber como você investe o seu dinheiro no decorrer do mês. Fazendo esta análise em categorias, como moradia, lazer, entre outras, você perceberá potenciais economias.

Utilize a regra “15-35-50”

Esta regra lhe ajuda a organizar as despesas que você tem no mês. Ela funciona da seguinte forma: 50% do que você ganha deve ser gasto com o essencial, ou seja, saúde, transporte, alimentação; 15% é destinado para fins financeiros, como quitação de dívidas ou em algum tipo de investimento. Já os outros 35% que restaram, podem ser usados para fins recreativos: como academia, compras, dentre outros.

Gaste de acordo com o seu padrão de vida

Atualmente o comércio está cada vez mais forte na vida dos cidadãos. Visto isso, é normal que o consumismo se torne uma opção tentadora e vimos muitas pessoas gastarem além do que seu orçamento permite. O ideal é reduzir ao máximo as suas despesas.

Mude seus hábitos financeiros

Se você não tem uma boa relação financeira, é importante que você crie este hábito. Analise quais comportamentos negativos que o influenciam a realizar gastos desnecessários, como por exemplo, comprar muitos supérfluos nas compras do mês, e trabalhe para mudar estas atitudes.

Seguindo estas dicas, você terá mais facilidade para guardar aquela “grana” e, assim, conseguir realizar o sonho de ter o seu espaço ideal, o seu imóvel!

Deixe uma resposta