Como saber qual o tamanho ideal para o meu apartamento?

Adquirir um imóvel é uma decisão de grande importância na vida de qualquer família. Por este motivo você deve redobrar a sua atenção na hora de escolher qual seria o ideal para você, levando em consideração pontos essenciais, como a localização, infraestrutura e tamanho.

Considerando os tipos de imóveis que o mercado nos oferece, conseguimos calcular o que melhor se adapta a nossa forma de vida, ou seja, é possível calcular o tamanho ideal para o seu apartamento. O tamanho é um dos fatores mais importantes na hora de escolhê-lo. 

Anteriormente, quanto maior fosse um apartamento, melhor ele era considerado. Porém, com o passar do tempo, essa concepção mudou. Com a mudança nos hábitos de vida e a busca pela praticidade, muitas pessoas procuram apartamentos menores que simplesmente atendam às suas necessidades. 

Confira algumas dicas que separamos para ajudar você a calcular o tamanho ideal para o seu apartamento!

Membros da família

Uma das dicas mais é importantes é considerar o tamanho da sua família, afinal, todos precisam de conforto dentro da sua própria casa.
Se você tem filhos ou pretende ter em breve, deve levar em consideração a busca por um apartamento médio ou grande, pois crianças exigem espaço. Procure por apartamentos de, no mínimo, 2 dormitórios.
Outro ponto a ser pensado é se você recebe muitas visitas de parentes. Caso a resposta seja positiva, você já sabe que precisa de um espaço a mais para acomodar a sua família quando ela decidir passar um tempo em sua casa.
Caso você não pense em ter filhos tão cedo, um apartamento pequeno e aconchegante já irá atender às suas necessidades, talvez com 1 ou 2 quartos caso receba alguma visita.

Pense em como você quer estar no futuro

Quando for adquirir qualquer imóvel, avalie sua vida em médio e em longo prazo, ou seja, como você quer ou acha que vai estar daqui a 3, 5 ou até mesmo 10 anos. Isso ajuda muito a pensar não só no espaço, mas também no valor investido no momento. Por exemplo, se você está namorando há alguns anos e pretende casar, um apartamento um pouco maior será uma opção mais adequada.
Outro exemplo é que nem sempre vale a pena comprar um apartamento grande se você pensa em retomar a sua cidade natal, ou em viajar para o exterior e morar por lá.

Pense se precisará trabalhar em casa

O home office está cada vez mais popular, então convém pensar se existe a possibilidade de você precisar trabalhar deste modo, e se existir, você precisará de um espaço para compor o seu ambiente de trabalho. 

Estilo de vida

Para determinar o espaço ideal do seu apartamento, o estilo de vida de todos os moradores também deve ser levado em consideração. Caso você seja mais caseiro e goste de receber seus amigos em sua casa, pense em um apartamento com sacada, churrasqueira ou com uma sala mais espaçosa. Porém, se você tem uma rotina mais corrida ou viaja bastante, um apartamento pequeno pode ser a opção que mais se encaixa no seu estilo de vida.

Animais de estimação

Se você é daqueles que não vive sem um animal de estimação, leve isso em conta na hora de escolher o seu imóvel. Primeiramente, você deve verificar se o condomínio possui algum tipo de restrição para animais, se possui pet place, entre outros.
Já para o seu apartamento, procure escolher o que conta com locais ventilados e com boa incidência de luz solar, como por exemplo, os que possuam área de serviço. 
Cães e gatos de pequeno porte podem viver tranquilamente em apartamentos, mas lembre-se de dar atenção à necessidade de um espaço para eles, ainda mais em casos onde você passa 8 horas ou mais fora de casa. Um espaço muito pequeno pode prejudicar a saúde do seu pet. 

Móveis e decoração

Caso você não esteja pensando em móveis planejados, é muito importante colocar em um papel tudo o que você deseja para a decoração e para os móveis. Por exemplo, se você pensa em uma cama maior, como as camas kings, terá que calcular se o guarda-roupa irá se encaixar também no seu quarto de forma que não fique apertado. 

Todos estes pontos devem ser considerados na hora de adquirir um apartamento para que não haja nenhum erro em relação ao seu tamanho e acabe trazendo prejuízos futuramente. Pense sempre em médio e em longo prazo, crie possibilidades que sejam reais e que possivelmente possam acontecer.

Essas dicas lhe ajudaram? Deixe aqui suas dúvidas e conta mais pra gente como é a vivência no seu apartamento!

1 comentário em “Como saber qual o tamanho ideal para o meu apartamento?”

Deixe uma resposta