Por que Morar em Blumenau? (Parte 2)

Cultura e Lazer
Blumenau é uma cidade com rica cultura e lazer, sendo conhecida em todo o Brasil e até em outros países por manter algumas tradições alemãs, oriunda de seus colonizadores. Afinal, é difícil alguém que nunca tenha ouvido falar da Oktoberfest, a festa tradicional alemã que é realizada todos os anos no mês de outubro, considerada uma das maiores do mundo. Uma festa que traz um grande número de turistas de todas as regiões do Brasil e de outros países para conhecer um pouco mais da cidade. 

Durante o mês de outubro, podemos apreciar diversos desfiles na Rua XV de Novembro (que conta com mais de 35 imóveis cadastrados como patrimônio histórico). A festa ocorre na Vila Germânica com muitas apresentações culturais típicas alemãs, bandas e grupos folclóricos. Na culinária, há diversos pratos diferentes para se apreciar, tais como marreco recheado, spaetzle, entre muitos outros. Para acompanhar, o tradicional chopp geladinho.

Por possuir também uma grande população italiana, a cidade criou a Festitália, para incentivar os colonizadores Italianos que aqui residem. Essa festa acontece todos os anos no mês de julho e, também como a Oktoberfest, ocorre nos pavilhões da Vila Germânica, uma vila bastante charmosa próxima ao centro da cidade. Lá você também encontra, além das festas, diversos restaurantes com comidas típicas, lojas de trajes, souvenirs e uma roda gigante para se divertir.

Mas Blumenau vai muito além das festas tradicionais. Próximo à Vila Germânica também há um parque muito frequentado pelos moradores da cidade, conhecido como Ramiro Ruediger. Nele você pode praticar diversas atividades físicas e esportes ao ar livre, como também passear com a família e fazer um piquenique no gramado. Logo na entrada, há um pequeno restaurante excelente para apreciar a vista do lago.

Para quem não abre mão de passear com seu pet, o Parcão é ideal. Localizado ao lado do mercado Angeloni, próximo a Fonte luminosa, é um parque projetado para a diversão do seu animalzinho, com bastante espaço para correr, túneis para brincadeiras, muita sombra e água fresca.

Agora se você é um fã de cultura e teatro vai amar conhecer o Teatro Carlos Gomes, localizado no centro da cidade, um dos teatros mais bonitos de Santa Catarina. Nele você encontra muita música clássica, peças teatrais e eventos corporativos. Com mais de 150 anos, ele é repleto de histórias.

E já que estamos falando de lugar aconchegante e agradável, é impossível deixar de fora a adorável vila de colonizadores alemães, chamada Vila Itoupava, localizada a 25 km do centro da cidade. Caracterizada como uma região de morros e vales, é um lugar com a cultura alemã muito predominante, seja nas casas e até mesmo no estilo de vida de muitos habitantes. Uma vila pequena, porém muito bonita. Nesta região você encontra restaurantes com comida típica da Alemanha e também clube de caça e tiro.

Ainda não conheceu a cidade? Então é hora de tirar um tempinho para apreciar alguns eventos, locais e outras atividades.

Deixe uma resposta