Viagens de final de ano: saiba como garantir a segurança da sua casa!

É comum que o número de furtos em residências aumente no final do ano por conta das viagens que acontecem nesse período, deixando a casa sozinha. Para ir e voltar com tranquilidade, existem alguns cuidados muito simples que podem ser tomados para ajudar a evitar os furtos e surpresas indesejáveis. Confira!

Não deixe as luzes acesas
Uma ideia antiga que pode trazer o efeito contrário, sendo um chamariz para os bandidos. Percebendo que as lâmpadas permanecem acesas durante o dia e durante a noite, fica mais fácil descobrir que a casa está vazia. Para isso, tente usar temporizadores em algumas luzes da casa. Eles podem ser programados para acenderem e apagarem no tempo que você determinar. Programe para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada. 

Desligue a campainha e o telefone
Criminosos podem acionar a campainha para conferir se há alguém na casa. Portanto, opte por deixá-la desligada.

Já o telefone, quando tocado muitas vezes sem nenhuma resposta, também pode indicar que a casa está vazia. Alguns telefones possuem uma função onde a ligação é redirecionada para outro número, e se o seu aparelho não conta com essa função, é melhor deixá-lo desligado.

Interrompa as entregas
Se você recebe entrega em sua casa de quaisquer jornais/revistas, interrompa-as pelo tempo que estiver fora ou coloque alguém de confiança para recolhê-las. Caixas de correio cheias também são um sinal de que não tem ninguém em casa. 

Avise vizinhos, porteiros e seguranças sobre a sua viagem
Mas avise apenas aqueles de sua confiança! Assim, eles ficarão atentos a qualquer acontecimento estranho. Vale também deixar uma cópia da chave com alguém da família para que visite a sua casa periodicamente.

Guarde pertences de valor em outro lugar
Mesmo tomando todos os cuidados, o roubo ainda pode acontecer. Por isso, guarde dinheiro, jóias e pertences de valor em outro local enquanto viaja.

Verifique todas portas e janelas
Reforce a segurança das travas e verifique o estado delas. Faça isso alguns dias antes de viajar, pois caso precise de algum reparo, você terá tempo.

Se possível, deixe as portas internas trancadas para que a circulação dentro da residência seja dificultada. Em portas e janelas corrediças, coloque obstáculos que impeçam a sua movimentação. 

Lembre-se de retirar os objetos eletrônicos da tomada. Isso serve para evitar que eles sejam danificados no caso de uma sobrecarga elétrica, impedindo até incêndios. Faça uma ótima viagem!

Deixe uma resposta