Quais os documentos necessários para a compra de um imóvel financiado?

Adquirir um imóvel exige um planejamento de todas as etapas do processo de compra. A documentação é uma parte muito importante e bastante burocrática, por isso, deve-se prestar muita atenção nesta parte. Quando a compra for realizada através de financiamento bancário, a apresentação dos documentos se torna ainda mais numerosa.

Para ajudar você, listamos aqui os documentos necessários para a aquisição de um imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH.

Documentos do Comprador

  • Documento oficial de identificação
  • Comprovante de renda: holerite ou última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal, dependendo do perfil do cliente

Documentos do Vendedor

Documentos Vendedor Pessoa Física:

  • RG/CPF/CNH – frente e verso
  • Comprovante de estado civil
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de domicílio bancário Documentos

Vendedor Pessoa Jurídica:

  • Contrato social e suas alterações
  • RG,CPF ou CNH do representante da empresa – Frente e verso
  • Comprovante de domicílio bancário
  • Declaração da última alteração contratual

Documento do Imóveis

  • Matrícula atualizada – Inteiro teor, com Ônus e Ações Reipersecutorias.
  • IPTU ou Espelho do Cadastro Técnico.
  • Certidão negativa de débitos municipais.
  • Habite-se ou conclusão de obra
  • Declaração negativa de débitos condominais (em caso de apartamento).

Dependendo do tipo de imóvel (casa ou apartamento), categoria (novo ou usado) é facultado à instituição financeira solicitar documentos adicionais, como: alvará de habite-se, ART e outros.

A relação de documentos irá variar conforme a modalidade de financiamento a ser utilizada. Por exemplo, se o comprador desejar utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como entrada, deverá atender os seguintes requisitos:

  • Não ser proprietário do imóvel na cidade onde mora ou trabalha
  • Possuir 3 anos de trabalho sob regime do FGTS, somando todos os períodos trabalhados
  • Ter uma conta vinculada ativa ou possuir 10% do valor do imóvel em conta vinculada do FGTS
  • Respeitar a carência de 3 anos caso o vendedor tenha utilizado o FGTS como entrada na compra do imóvel
  • respeitar a carência de 3 anos caso o vendedor tenha utilizado o FGTS para abatimento do saldo de financiamento

Na compra de um imóvel com utilização de FGTS também será necessário:

  • Extrato de conta vinculada ao FGTS
  • Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS (mínimo 3 anos)
  • Para trabalhador autônomo, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF (no caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a DIRPF de ambos os cônjuges/companheiros)

Pagamento de taxas

  • Para o comprador, vale lembrar que além do valor do imóvel, haverá outras despesas para o processo:
  • Taxas cobradas pelo banco, incluindo a taxa de avaliação pelo engenheiro
  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
  • Registro de contrato no Registro de Imóveis
  • Certidões
  • Vale lembrar que é facultado à instituição financeira solicitar documentos adicionais

A documentação necessária ainda pode variar no caso de compra pelo Sistema Financeiro Imobiliário – SFI, por consórcio ou cooperativas.

Sendo assim, a compra de um imóvel é composta por várias etapas, porém é possível torná-la mais simples no que se refere à documentação. Na aquisição de um imóvel com a Orbi Imóveis, o cliente contará com o suporte de uma equipe qualificada, que estará presente para auxiliar no que for necessário durante o processo de financiamento.

É importante destacar que cada instituição tem seu roll de documentos, podendo fazer novas exigências caso julgue necessário

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe uma resposta