Comprando um imóvel: por onde começar?

Muitas pessoas sonham em adquirir seu próprio imóvel, porém sentem dificuldades e muitas dúvidas que incluem: por onde iniciar o processo de pesquisa e até listar suas necessidades, e principalmente, como proceder quanto à documentação necessário.

Por este motivo, a Orbi Imóveis criou este post, que será separado em duas partes, com o objetivo de orientar você cliente que tem dúvidas no processo. Com 35 anos de experiência no mercado imobiliário, desejamos ajudar você a encontrar o seu melhor espaço!

Partindo do princípio, qual imóvel você irá adquirir?
Se você parar para pensar, a pergunta feita não foi “qual imóvel você quer?”. O cliente precisa estar ciente das suas condições e do imóvel que se encaixa em seu orçamento, caso contrário a compra não ocorrerá.

Além disso, ao comprar, você deve garantir que ele atenda e supra suas necessidades e expectativas.

Você prefere uma casa, um apartamento ou um terreno para construir? Pense nos pontos positivos e negativos de cada tipo de imóvel. Você precisa ampliar sua visão do negócio.

Faça da localização, sua aliada!
Crie uma lista de prioridades para compreender qual região seria melhor para você.

Seria melhor um imóvel perto do seu trabalho ou de áreas mais badaladas na cidade? Seria melhor perto do trabalho do seu marido? Se você tiver filhos, é melhor um imóvel perto do trabalho ou da escola dos seus filhos? Tem fácil acesso a farmácias, supermercados e transportes públicos? Analise.


Tamanho é ou não é documento no seu caso?
O tamanho influencia no valor do imóvel, portanto, entenda seu perfil: solteiro, casado, com muitos ou poucos filhos, com ou sem espaço para animais, muito ou pouco tempo em casa. Assim você consegue identificar a necessidade de cômodos com maior facilidade.

Caso seja um imóvel que ainda está em processo de construção, avalie a planta, nela constam as medidas reais do apartamento e você terá uma excelente base.

Ô sol, vê se não me esquece…
Sol da manhã ou sol da tarde? Qual a diferença e porque influenciam no imóvel?

Se o seu apartamento for voltado para o norte, receberá sol o dia todo, o que implica menos chance de umidade. Por outra via, em dias de verão o calor no apartamento pode ser incômodo.

É realmente importante prestar atenção nos horários em que o seu apartamento receberá sol. Locais muito escuros, úmidos e frios podem influenciar até mesmo na saúde dos moradores.

Observe também que os andares altos são valorizados pela vista privilegiada, menor índice de barulho e mais ventilação — fator que evita umidade no local.

Situação física do imóvel
As características do apartamento escolhido interferem diretamente na avaliação e no valor do imóvel. Apartamentos parecidos podem ter valores muito diferentes dependendo das suas condições.

Mesmo que o imóvel esteja bem localizado e seja espaçoso, podem ocorrer diferenças significativas no valor, como costuma ser o caso de imóveis mais antigos, que em geral necessitam de grandes reformas e manutenções.

Já espaços bem aproveitados tendem a ter maior valor agregado, mesmo que o imóvel seja menor. Isso porque os cômodos têm boas dimensões e são bem distribuídos.


Tem interesse no assunto? Não perca nossa próxima postagem sobre o que saber para adquirir um imóvel.

Se você pretende comprar um imóvel, acesse nosso site, e conheça as possibilidades.

Deixe uma resposta